segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FLORES FANTÁSTICAS





"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares . É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Pessoa)

domingo, 18 de setembro de 2011

MANHÃ DE PRIMAVERA






No domingo do dia 18 de setembro, o Projeto COLA CACO em parceria com A ARTE DE VIVER reuniram mais de 50 crianças da Comunidade do Vidigal e Cantagalo. Foi uma manhã de muita alegria, arte e descontração no Parque Lage.Iniciamos com atividades respiratórias, seguida de contação de história e da arte do mosaico. Para finalizar esta manhã de primavera, um delicioso lanche foi partilhado entre todos os participantes. Agradecemos a todas as pessoaas que participaram deste evento com sua disposição, alegria e participação.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

REALIZAÇÃO DO SONHO





No curso de formação em arteterapia tivemos o bate papo sobre talento, motivação e criatividade, com Cris Piloto. As alunas puderam também trocar ideias sobre como exercer bem uma função, com facilidade. Além disso, a Cris ilustrou sua palestra com vários vídeos, trechos de filmes e exemplos sobre motivação intrínseca e extrínseca. Assim, ela foi apresentando os ingredientes para a realização do sonho. Não poderia faltarnesta palestra a "Árvore das Competências" de Gramigna e a "Hierarquia das Necessidades" de Maslow, enfatizando a busca constante do homem em maximizar seu potencial para a realização de um sonho pessoal.
Para encerrar, saboreamos deliciosos sonhos com os mais variados recheios. Foi mesmo um sonho o nosso dia!
Obrigada Cris pela sua contribuição na nossa formação.

domingo, 11 de setembro de 2011

A FLOR DA AMIZADE

Primavera - Tim Maia

A Primavera - Botticelli


A Primavera é uma obra de temática mitológica clássica que nos apresenta a alegoria da chegada dessa estação. Ao centro encontra-se Vênus, que media toda a cena. Na tradição clássica, Vênus e o Cupido surgem para avivar os campos, fustigados pelo inverno, iniciando a primavera ao semear flores, beleza e atração entre todos os seres. À direita da obra encontramos três figuras. O primeiro, um ser esverdeado, Zéfiro, personificação do vento oeste, abraça a bela ninfa Cloris. Botticelli a representa em sua metamorfose, quando se transformava em Flora, a figura com vestido florido que cumpre sua função de adornar o mundo com flores. Sobre a cabeça de Vênus está o Cupido, seu filho, de olhos vendados, apontando a seta do amor em direção às três figuras que representam as Graças (Aglaia, Talia e Eufrónsina), símbolos da sensualidade, da beleza e da castidade. Mais à esquerda encontra-se Hermes dissipando as nuvens, fechando esse ciclo mitológico. Para a filosofia platônica, esse ciclo é a ligação ininterrupta entre o mundo e Deus, e vice-versa.

sábado, 10 de setembro de 2011

POEMA sobre PRIMAVERA





"A Primavera"
A Primavera é…O teu sorriso
A tua juventude o teu olhar
É tudo o que eu preciso
Para não ficar indeciso
Quando te vejo passar
*
A Primavera é…O amor
O renascer o germinar
O principio de cada flor
Perfumando com seu odor
Todos os tempos do verbo amar
*
A Primavera é cor…É sonho
É reviver com alegria
A fuga do Inverno tristonho
Passagem para o Verão risonho
Imaginação para a fantasia
*
A Primavera é…De novo vestir
O tempo que antes estava nu
É a natureza e o seu evoluir
A beleza que volta a reluzir
A Primavera…És tu.

josémanangão

PRIMAVERA


As flores sempre estiveram presente e acompanhando os homens durante toda a história. Tem fascinado povos e nações durante séculos, seja pelo encanto e beleza delicada ou até mesmo na cura de doenças. As flores estão presentes nos versos dos poemas, no simbolismo religioso e nos dias das pessoas mais amáveis e sensíveis aos valores da vida.

domingo, 4 de setembro de 2011

XV BIENAL DO LIVRO RIO





Do dia 1 a 11 de setembro, no Riocentro, está acontecendo a XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro. É um dos maiores eventos literários, com oportunidades incríveis de contato com autores, editoras e de compra de livros com baixo custo. Estive lá e adorei! Recomendo.

VIVÊNCIA DE ARTETERAPIA

"Você que muito nos ajudou a chegarmos até aqui, agradecemos a presença. Que essa tarde de sábado seja o início de uma nova caminhada, quando sementes foram lançadaas numa terra fértil, possibilitando a 'fecundação' de flores e frutos."

Com esta mensagem, Edith e Emilia encerraram a apresentação do trabalho de final de curso de formação em Arteterapia. Elas, brilhantemente, possibilitaram a experimentação dos nossos sentidos. Iniciaram com uma caminhada cheia de sensações táteis. Depois foi a vez de mexer na argila batendo, beliscando, socando, acariciando até aparecer para cada pessoa a sua "grande obra". Mas a sensação melhor foi no momento de "comer terra". Ah! Que delícia essa mistura de sabores!

Edith e Emilia,vocês estão de parabéns pela vivência sensorial apresentada. Temos certeza que a partir de agora, vamos poder contar com mais duas profissionais em Arteterapia altamente qualificadas.