terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Nacional da Consciência Negra

Hoje, é o Dia Nacional da Consciência Negra, que celebra a resistência do negro à escravidão.
Para homenagear essa data, sugiro uma seleção especial com filmes que retratam a intensa luta entre as diferentes raças.


Milagre em Sta. Anna

//// Sinopse
O drama conta a história de quatro soldados negros americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Eles caem numa armadilha preparada pelos nazistas na região da Toscana e acabam se separando. Até que o soldado Train (Omar Benson Miller) decide arriscar a vida para salvar Angelo (Matteo Sciabordi), um garotinho italiano.


Hurricane - O Furacão

//// Sinopse
Baseado na história real de Rubin Hurricane Carter (Denzel Washington), famoso lutador de boxe dos anos 60 que foi injustamente condenado pelo assassinato de três pessoas em Nova Jersey. O filme mostra também a trajetória do estudante Lesra (Vicellous Reon Shannon) e como a história de Hurricane o inspirou a superar os desafios da vida.


Duelo de Titãs

//// Sinopse
Baseado em fatos reais, o longa é ambientado no início dos anos 70, quando a integração entre negros e brancos é feita de maneira forçada. Herman Boone (Denzel Washington) é um técnico de futebol americano contratado para comandar um time universitário que centraliza as tensões raciais em campo. Boone, que também é negro, precisa conquistar o respeito dos jovens e ensiná-los a superar suas diferenças para vencer o campeonato.


Homens de Honra

//// Sinopse
Inspirado em fatos reais, o drama mostra a história de Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.), um cozinheiro da Marinha que deseja tornar-se o primeiro mergulhador negro de elite da Divisão de Resgates dos Estados Unidos. Seu oficial de treinamento, Billy Sunday (Robert De Niro), um reconhecido comandante de mergulhadores, não permite que seu sonho se realize, e faz de tudo para que Brashear desista.


A Busca Pela Justiça

//// Sinopse
No ano de 1930, em um estado segregado, nove jovens negros são retirados de um trem, presos e acusados de terem estuprado duas mulheres brancas. O rápido julgamento e a condenação à cadeira elétrica geraram grande polêmica, fazendo com que a Suprema Corte decidisse fazer uma nova avaliação. Quando o advogado Samuel Leibowitz (Timothy Hutton) se interessa pelo caso, todo o preconceito será desvendado.

Esses títulos podem ser assistidos no Telecine Play (www.telecineplay.com.br).

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

IMPRESSIONISMO

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet. Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então.

Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
Antes do grupo de estudo sair para a exposição sobre o Impressionismo, estudamos e praticamos esse tipo de arte.




AVES BRASILEIRAS

Na aula de aquarela pintamos aves. Foram espécies variadas que apareceram nas produções. Confira algumas delas:

Ferro-velho
O ferro velho é uma ave passeriforme da família Fringillidae. É conhecido também como alcaide, gaita, gaturamo-rei (Minas Gerais), serrador e tieté.
Características: Mede 11,5cm de comprimento e pesa cerca de 16,5g (macho).
O macho tem as partes superiores, garganta e peito azul-metálicos, contrastando com a barriga castanha e a fêmea é olivácea nas partes superiores e cinzenta nas inferiores, e com o boné (píleo) azul, que nos imaturos é verde.
O canto é um gorjear um tanto rouco e sua voz é um forte e metálico “schri-schri-schri”.


A arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma ave da família que vive nos biomas da Floresta Amazônica e, principalmente, no do Cerrado. Possui uma plumagem azul com uma pele nua amarela em torno dos olhos e fita da mesma cor na base da mandíbula. Seu bico é desmesurado, parecendo ser maior que o próprio crânio.

Garibaldi - ave brasileira de coloração rústica e exótica, com um canto enérgico. Alimenta-se com grãos, frutas, verduras, legumes, e insetos.

O canário-da-terra (canário-terra) faz ninho, na natureza, em cavidades, chegando a utilizar frequentemente, ninhos abandonados de joão-de-barro, assim como crânios de gado dispostos para tal em estacas, ou porongos pendurados com entrada adequada ao seu tamanho.

A arara-vermelha (Ara chloropterus) é uma ave psitaciforme, nativa das florestas do Panamá até Santa Catarina, Paraguai e Argentina. A sua alimentação é baseada em sementes, frutas e coquinhos.