sexta-feira, 23 de agosto de 2013

FLOR

A simbologia da flor é das mais antigas e profundas de toda a Humanidade. Simboliza a beleza, a 
perfeição, o amor, a glória e a alegria, mas também a entrega a Deus, a evolução espiritual e a 
própria alma. A flor é também um símbolo feminino, ligado ao elemento água, ao planeta Lua e, 
consequentemente, à criação, à fertilidade e ao nascimento.



Nise da Silveira

A médica e psiquiatra Nise da Silveira teve sua vida marcada pelos estudos sobre o comportamento humano e o tratamento de patologias psicológicas, como a esquizofrenia. Discípula de Carl Gustav Jung, Nise revolucionou a maneira de tratar os doentes mentais, utilizando técnicas artísticas - pintura e desenho - como terapia. Foi pioneira na pesquisa das relações emocionais entre pacientes e animais, e defendia o fim de tratamentos tradicionais, como o eletrochoque, o uso de drogas e o confinamento clínico. Nascida em Maceió, Alagoas, em 1905, Nise ingressou na Faculdade de Medicina de Salvador, em 1921, sendo a única mulher de sua turma, bem como uma das primeiras médicas do Brasil. 
Por discordar dos tratamentos tradicionais, foi transferida para a Seção de Terapia Ocupacional, que se resumia a tarefas de limpeza e manutenção do hospital. Lá revolucionou o tratamento clínico dos pacientes ao criar ateliês de pintura e modelagem. As obras de seus “clientes” comprovaram as teorias de Jung sobre o inconsciente coletivo. No Rio de Janeiro, em 1952, fundou o Museu do Inconsciente para abrigar este acervo e, em 1956, a Casa das Palmeiras, um centro de reabilitação para pacientes egressos de hospitais psiquiátricos. Faleceu em 1999, aos 93 anos.

Trabalhos realizados no Grupo de Estudo (GEIA 2), utilizando o jornal como matéria prima da representação da Loucura.






quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Emoções e Sentimentos




Emoções e Sentimentos, muitas vezes confundidos e tratados como sinônimos, porém possuem grandes diferenças.
Emoções e Sentimentos, ainda atualmente são confundidos e consequentemente tratados como sinônimos, porém existem diferenças evidentes irrefutáveis que os distinguem, separando-os de uma forma quase radical.
Vamos então por descrever o que são emoções:
As Emoções são fundamentais para o desenvolvimento saudável e até mesmo para a sobrevivência, como é possível VER Emoções: Inúteis ou Fundamentais? . Como é evidente e obvio, os animais também possuem emoções, embora não tão elaboradas, específicas e variadas como os seres humanos.
O neurologista António Damásio, autor do famoso livro “O Erro de Descartes” apresenta uma proposta baseada em pressupostos neurológicos. Ele distingue vários tipos de emoções:
§  Emoções Primárias: são consideradas inatas ou “reflexas”, estas são comuns a todos os seres humanos, independentemente de fatores sociais ou socioculturais. Deste grupo fazem parte as emoções básicas ou elementares, como: a alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa.
§  Emoções Secundárias ou sociais: são mais complexas que as primárias, estas dependem de fatores e variáveis socio-culturais. Estas podem variar amplamente e radicalmente entre culturas e/ou sociedades. Exemplos dessas emoções, é possível enumerar: a culpa, a vergonha, a gratidão, a simpatia, a compaixão, o orgulho, a inveja, o desprezo, o espanto, etc.
§  Emoções de Fundo: estas estão relacionadas com o bem-estar ou com o mal-estar interno. Estas são induzidas por estímulos internos, com origem em processos físicos ou mentais, levando o organismo a um estado de tensão ou relaxamento, fadiga ou energia. Estas emoções expressam-se em alterações musculoesqueléticas, refletindo-se em variações na postura e nos movimentos.
Uma emoção propriamente dita é um conjunto de respostas químicas e neurais que formam um padrão diferente do habitual. Estas respostas são produzidas quando o cérebro normal, recebe um estímulo que “quebra” esse “equilíbrio”, desencadeando a emoção.
Os sentimentos são únicos aos seres humanos, podemos considerá-los uma evolução das emoções. O sentimento é uma auto percepção do próprio corpo, acompanhada pela percepção de pensamentos com determinados temas e pela percepção de um modo de pensar.
O sentimento pressupõe necessariamente um juízo sobre um conjunto de auto percepções e neste sentido sentimento assemelha-se a um tipo de metacognição, porém na sua essência, os sentimentos são ideias. Resumindo, os sentimentos são uma ideia sobre o corpo e/ou organismo, quando este é perturbado de alguma forma pelos processos emocionais.
Os sentimentos são mais conscientes que a emoção, pois enquanto as emoções muitas vezes chegam ao ser humano e aos animais de forma inconsciente, o sentimento é uma espécie de juízo sobre essas emoções, que devido às emoções serem inconscientes, nem sempre corresponde à verdade.
É importante referir que emoções e sentimentos interagem entre si, emoções dão origem a sentimentos, contudo, um sentimento negativo gera mais emoções negativas.
Quando aparece perante nós um perigo, antes de qualquer outra coisa, mesmo da consciência, existe a emoção, o medo, embora nos primeiros segundos nem o próprio indivíduo perceba o que está a ocorrer. Posteriormente surge o juízo “ tenho medo”, ”estou assustado” e isso é que são sentimentos.
E você, percebeu a diferença ente emoções e sentimentos?


 por: Jorge Elói

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

trava línguas

O interesse pelo folclore nasceu entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, quando estudiosos como os Irmãos Grimm iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha e "descobriu-se" a cultura popular como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais. Logo esse interesse se espalhou por outros países e se ampliou para o estudo de outras formas literárias, músicas, práticas religiosas e outros fatos chamados na época de "antiguidades populares".

folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração: lendas, contos, provérbios,canções, brincadeiras, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

Os trava línguas são provenientes da cultura popular, vindas de rimas infantis e podem aparecer como prosa, frases, ou versos, e como o nome diz, sem travar a língua

O tempo perguntou pro tempo
quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.

Um ninho de carrapatos, cheio de carrapatinhos, qual o bom carrapateador, que o descarrapateará?

O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.

O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo, tempo tem.

HISTÓRIA DE SENTIMENTO


Era uma vez uma ilha, onde moravam os seguintes sentimentos: a alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, o amor e outros.
Um dia avisaram para os moradores desta ilha que ela ia ser inundada. Apavorado, o amor cuidou para que todos os sentimentos se salvassem; ele então falou:
_ Fujam todos, a ilha vai ser inundada.
Todos correram e pegaram seu barquinho, para irem a um morro bem alto. Só o amor não se apressou, pois queria ficar um pouco mais na ilha.
Quando já estava se afogando, correu para pedir ajuda.
Estava passando a riqueza e ele disse:
- Riqueza, leve-me com você.
Ela respondeu:
- Não posso, meu barco está cheio de ouro e prata e você não vai caber.
Passou então a vaidade e ele pediu:
- Oh! Vaidade, leve-me com você.
- Não posso você vai sujar o meu barco.
Logo atrás vinha a tristeza.
- Tristeza, posso ir com você?
— Ah! Amor, estou tão triste que prefiro ir sozinha.
Passou a alegria, mas estava tão alegre que nem ouviu o amor chamar por ela. Já desesperado, achando que ia ficar só, o amor começou a chorar.
Então passou um barquinho, onde estava um velhinho.
- Sobe, amor que eu te levo.
O amor ficou tão radiante de felicidade que esqueceu de perguntar o nome do velhinho.
Chegando no morro alto onde estavam os sentimentos, ele perguntou à sabedoria:
- Sabedoria, quem era o velhinho que me trouxe aqui?
Ela respondeu:
- O tempo.
- O tempo? Mas, por que só o tempo me trouxe aqui?

- Porque só o tempo é capaz de ajudar e entender um grande amor.

ESCARAVELHO

O escaravelho, inseto sagrado para os egípcios, que nos remete a essa imagem cíclica de imortalidade. Associado ao verbo kheter, a significar "vir à existência", corresponde à imagem do sol que renasce de si mesmo. O escaravelho tem esse caráter, pois passa o dia inteiro empurrando entre as patas uma bolinha feita de suas fezes enquanto o sol está cruzando os céus em direção ao ocaso. Com a chegada da noite ele a enterra, e a fêmea vem colocar aí seus ovos. Ao amanhecer, um jovem escaravelho nasce do excremento para de novo acompanhar o astro rei em seu caminho. Tal qual o sol que ressurge das sombras da noite, o escaravelho renasce da própria decomposição. O velho escaravelho morre, mas do ovo que fecundou sai outro escaravelho, como a alma se escapa da múmia e sobe para o céu. Assim, o insecto era, para os egípcios, o símbolo da vida que se renova eternamente a partir de si mesma.


o escaravelho: símbolo de vida nova e ressurreição

hábito de fazer uma bola de esterco onde colocava seus ovos: símbolo da jornada do sol e seu caminho para o céu


saindo da lama: vida surgindo das colinas primitivas e simbolizavam a criação espontânea



“EMOTIVAR O CORAÇÃO”


Todos nós sabemos que a saúde é muito importante para a vida. Saúde é totalidade – tornar inteiro; é deixar nossa energia vital circular pela nossa mente, corpo e alma. Mas como fazer com que isso funcione se temos uma vida tão agitada e estressante? As emoções , assim como a mente e o corpo físico, constituem a nossa personalidade. É através da nossa alma, do nosso eu, que vamos adquirindo consciência. A alma é nossa mãe amorosa, que mostra o caminho. Sempre dentro de uma  abordagem amorosa.

Assim, vamos criando o vínculo entre o mundo externo e interno. Dando possibilidades para a cura. Trabalhando a fé dentro de nós, de que tudo pode ser direcionado para a vida plena, feliz e prazerosa. Ficar mais fortalecido para seguir em frente.

 É o amor que une tudo: a vontade, a força, o poder, o conhecer, a cura. Expressar nossas emoções, emotivar nosso coração é trabalhar com a sensação dos afetos: elemento importante para a cura. É deixar registrado, costurado, integrado e preenchido tudo com muito amor. Equilibrar as emoções externas com os sentimentos internos.

Nada melhor que o símbolo do coração para se falar do amor: essa força sem  limites, venerável, que revigora, cura e gera vida. Só o impulso de  vida – o amor – pode fazer uma pessoa mudar de rumo, se cuidar, ter autorespeito, integridade, prosperidade.


Na Arteterapia, trabalhar com tecidos, é ativar nossa maneira de atuar no mundo através da sensação; é estar atenta aos cuidados com a natureza, nossa Grande Mãe Terra; é dar forma artística aos materiais. Tecer corações: sentir o tecido, fazer escolhas, preencher o coração com afetos e perceber concretamente a obra produzida, traz a sensação de que vamos conseguir melhores resultados. 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A Dança da Cura

 Foto de Sebastião Salgado, na exposição "Genesis"

A Cruz e a Cura

Devido às suas várias associações espirituais e esotéricas, a cruz está ligada à cura e aos poderes miraculosos. No passado, já foi considerada proteção contra enfermidades (ataques epiléticos) ou como ferramenta de poder para repelir fenômenos sobrenaturais (vampiros). Atualmente está associada à medicina e a enfermagem. A cruz cria uma totalidade. Sua intersecção de duas linhas pode ser vista como a união do princípio masculino (vertical) com o feminino (horizontal). Os dois eixos também representam as dimensões de tempo e espaço, matéria e espírito, corpo e alma, assim como os equinócios e os solstícios.

O cruzamento de linhas horizontais e verticais é a base de uma "pessoa feita de linhas", uma das representações mais básicas da figura humana, encontrada na arte de rochas pré-históricas e nos desenhos infantis desde então. Quando alinhada com os pontos cardinais, a cruz se torna um símbolo de orientação para as direções terrestres de norte, sul, leste e oeste.

LABIRINTOS EXTRAORDINÁRIOS


  •  Labirinto do Minotauro
  •  • O Minotauro tinha corpo de homem e a cabeça de touro. Era uma criatura selvagem, e Minos, após receber um conselho do Oráculo de Delfos, mandou Dédalo construir um labirinto gigante para conter o Minotauro.
  •  • O encontro do labirinto é considerado pelos gnósticos como um símbolo de iniciação. Em seu percurso haveria um centro espiritual oculto, uma dissipação de trevas pela luz e o renascimento pessoal. Nesse sentido, a superação seria encontro da verdade ou opus.
  •  • Um labirinto é constituído por um conjunto de percursos intrincados criados com a intenção de desorientar quem os percorre.
  •  • Na mitologia grega, o labirinto de Creta teria sido construído por Dédalo (arquiteto cujo nome tornou-se, depois, também sinônimo de labirinto) para alojar o Minotauro, monstro metade homem, metade touro, a quem eram oferecidos regularmente jovens que devorava.


  •  • Segundo a lenda, Teseu conseguiu derrotá-lo e encontrar o caminho de volta do labirinto graças ao fio de um novelo, dado por Ariadne, que foi desenrolando ao longo do percurso.