segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Dissolve e Une!

 "Dissolve ali o Sol e a Lua na água amigável", diziam os alquimistas.
 "Assim, convém desceres ao inconsciente que é o útero materno onde nasce o Ego e te unires."
 "Dissolve e coagula"!
 "Chega o dia da restauração. E então as trevas e a morte desaparecem e a Sabedoria avança!"







O Dragão

Simbólica fusão da serpente e do pássaro, o Dragão (do grego Drakon), é considerado um dos monstros mais poderosos que remonta à antiguidade, e portanto, uma representação complexa e universal, visto que aparece em mitos e lendas de todo o mundo. Figura enigmática, o dragão está também associado com as profundezas do mar, com os topos das montanhas, e com as nuvens, simbolizando, dessa forma, o desconhecido e o oculto.



Inicialmente a figura do dragão esteve associada às divindades, às águas fertilizantes da serpente e o divino "sopro da vida" do pássaro. Somente mais tarde o dragão adquiriu aspectos malignos, tornando-se, portanto, um símbolo ambivalente: o criativo e o destruidor.



 Dragão é o símbolo da vitória do espírito sobre a matéria, pois ele como criatura anfíbia/réptil provém da Água, portanto, dominando esse elemento, com suas asas domina o céu, os ares e os ventos, cospe fogo demostrando dominar esse elemento também, e por fim, se mostra um soberano na Terra, se locomovendo, explorando-a e conquistando-a, assim como anfíbios e répteis que saíram da água para dominar a terra fora dela no decorrer da evolução.



Corporificando a Experiência: sentir, pensar e agir


Marcelo Antunes na sua palestra sobre a experiência corporificada: "o que nos toca é dado vindo a nós como um acontecimento e que afeta nosso esquema e nossa linguagem corporal, uma situação fenomenológica."