sexta-feira, 28 de maio de 2010

MOSAICO







Na técnica que fragmenta cacos, na obra que se transforma na expressão da criatividade, na regra criada por cada um no momento da escolha da imagem, na obra que se transforma, na arte de rejuntar o todo está o mosaico auxiliando a pessoa a congregar as suas partes numa obra “única”.
Essas partes internas, das emoções profundas que estão adormecidas e que podem estar sendo marcadas por súbitas modificações fisiológicas, quando sentimos prazer imenso ao visualizar a peça do mosaico terminada; pelos sentimentos ou afetos que perdurarão como matrizes de longa duração, quando guardamos por muito tempo essa técnica considerada “obra da eternidade”, pela experiência sensorial no toque da matéria prima, na maravilha das cores, no som produzido pelo corte do azulejo. Tudo inteiro/partido/rejuntado, como um grande mosaico.
Quando conhecemos e pensamos sobre a trajetória da arte do mosaico desde a antiguidade, estamos refletindo sobre nossa própria caminhada. É como se estivéssemos fazendo o mesmo percurso: criando e compondo partes como maneiras adequadas para resolver uma situação de necessidade. Assim é o percurso da arte. Muitas vezes buscamos modos mais criativos para sairmos de uma situação de conflito.
Experimentamos a arte do mosaico com material reciclado com crianças e adultos. Cada pessoa produziu a sua arte com muita paciência e concentração. Confira nas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário