domingo, 28 de novembro de 2010

OFICINA DE ARTES


O QUE É?
“A oficina é um lugar que deve favorecer a criação. Ali, a pessoa pode viver sua expressão mais espontânea, em um fazer mais concreto e vivenciado.


PARA QUE SERVE?
Viver a oficina é construir, pintar, modelar aquilo que é mais próximo do ‘si mesmo’. É o espaço onde o imaginário cria forma, adquire cor, aproximando-se de um real personalizado, sentido e vivido com alegria. O entrar na oficina deve ser vivido como uma entrada em um mundo mágico, onde o limite é a própria criação.

A descoberta de um fazer criativo surpreende aquele que faz, pois muitas vezes ele se percebe capaz de realizar o novo, de dar um corpo a sua ideia, de apresentá-la com um colorido próprio, representando simbolicamente o que lhe é tão precioso. A magia de um criar livre pode ser vivida em toda a completude. O brincar de ‘fazer de conta’ se torna real. Assim, a oficina é um espaço onde o mais simples gesto apresenta-se como expressão da alma de um ser ‘si mesmo’ , com a alegria de poder simplesmente criar, conquistando, valorizando e expressando-se pela arte.

Do ponto de vista psicológico, há o resgate do ser – total e integrado em sua realidade de vida, criador e transformador, ativo e reflexivo – com uma presença de caráter próprio e consistente”. (ALESSANDRINI,1996)


COMO? ONDE?
“As modalidades expressivas deverão ser criativas e variadas para que a compreensão simbólica seja alcançada, e também a função organizadora específica de cada símbolo. Por isso, é muito importante que o setting terapêutico seja munido de instrumentos indispensáveis para viabilizar esse processo, uma vez que o símbolo contém em si próprio, por meio da linguagem metafórica, o sentido de todos os enigmas psíquicos”. ( NOVATO, 2000)


Referências bibliográficas:

ALESSANDRINI, C. , Oficina Criativa e Psicopedagogia, SP, Casa do psicólogo, 1996.

Revista Imagens da Transformação – Arteterapia , Vol. 7, nov/200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário