domingo, 9 de outubro de 2011

BRINCAR COM BONECA

“Através da boneca a criança descobre seu verdadeiro eu.” Heidi Britz-Crecelius
Brincar é uma coisa natural. É alegria. É algo que não precisa ser ensinado. É simples. A simplicidade e a repetição, para as crianças pequenas, são os fundamentos da interação social.
Passamos a maior parte da nossa vida envolvidos com brincadeiras: filmes, teatro, poesia, música... Através delas podemos transcender e encontrar uma nova dimensão de existência por meio dos sentimentos. O bebê inicia o contato com o mundo através da brincadeira e isso se transforma nos hábitos e no modo de encarar os futuros desafios da vida.
Os três primeiros anos de vida de uma criança estão ligados à assimilação: ela absorve tudo o que o adulto faz ou pensa. Viver num ambiente seguro e equilibrado irá possibilitar a ela se desenvolver em uma base sensível e harmoniosa. As crianças aprendem por imitação: o modelo é oferecido pelos pais quando estes brincam com os filhos.
Bichinhos, fantoches e bonecas são brinquedos que ajudam a desenvolver o instinto de acolhimento, de afeto, de cuidado. A boneca sempre teve um lugar especial na infância. Cuidar de uma boneca é a resposta natural de uma criança que teve os cuidados de uma família carinhosa. Quanto mais simples for a boneca, mais agradável será de tocar, abraçar, acariciar.
“A boneca é a imagem de um ser humano, por isso é adequada para desenvolver e animar a autoimagem da criança em crescimento.” Freya Jaffke
Para a criança, a boneca é um espelho do seu ser, é uma amiga muito próxima do seu coração, pois sempre a acompanha em todos os seus momentos, seja nas brincadeiras, nas tristezas e alegrias, na cama ao dormir. Por esse motivo a criança estabelece uma relação de imenso valor para com a boneca, e isso não ocorre com outros brinquedos.
A história das bonecas começou muito antes do que se imagina. Os egípcios antigos já as confeccionavam, porém elas tinham um sentido mais religioso do que lúdico. Somente no século 18 é que elas passaram a ser consideradas como brinquedo. Muitas delas, em forma de bebê, serviam para educar as meninas e prepará-las para a maternidade.
A época de maior esplendor na fabricação de bonecas aconteceu do século 19 até o início do século 20. Naquele tempo, as bonecas eram feitas principalmente para os adultos, pois reproduziam fielmente as figuras da corte e da sociedade. As peças eram geralmente feitas de madeira, com rosto de porcelana, e vestidas com trajes de época. Como eram um produto voltado às classes mais abastadas, não tardaram a surgir roupinhas feitas por grandes costureiros e pessoas interessadas na fabricação artesanal.
Com o tempo, as bonecas foram se aperfeiçoando. Ainda mais quando surgiram as Exposições Universais, que fizeram com que os fabricantes caprichassem cada vez mais em suas criações – inclusive tentando reproduzir com maior fidelidade à figura feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário