domingo, 9 de setembro de 2012

CABANA DE TORAS

LOG CABIN (Cabana de Toras)
O Log Cabin, que significa Cabana de Toras, é um dos mais tradicionais blocos de patchwork, considerado o bloco padrão por excelência do design norte-americano.
O bloco tradicional representa as cabanas de toras construídas  pelos pioneiros na conquista do oeste, com quadrados vermelhos no centro representando a lareira, tons claros de um lado, representando o lado ensolarado da casa e tons escuros do outro, representando a sombra.
O vermelho do fogo da lareira simboliza o coração.
Outras vezes esse centro pode ser em amarelo ou dourado, simbolizando a luz do sol entrando pela janela, dando boas-vindas aos amigos e à família.
Outras é preto, simbolizando as cinzas do fogo da lareira que se apagou.
Este bloco faz parte dos chamados quilts abolicionistas, juntamente com outros como o “Birds in the air”, “Evenning Star”, etc., e se popularizou no período posterior a  Abraham Linconl (1809-1865), quando uma casa tinha uma colcha de log cabin na janela, cujo centro era preto, representava a casa de um abolicionista e por isso, segura para um escravo fugitivo.

Por sua versatilidade, com criatividade é possível formar diferentes desenhos geométricos apenas mudando o quadrado central de posição, dando origem a diversos outros blocos.
Hoje comumente vemos o uso do bloco com os mais diversos tecidos, utilizando sobras, transformando pequenos retalhos em obras de arte, em uma brincadeira geométrica de puro bom gosto, em uma explosão de cores e estampas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário