domingo, 19 de maio de 2013

Classificação de jogos e brinquedos e as dimensões educativas





A – atividades lúdicas
1-    jogo de exercitamento ( são os jogos sensoriais e motores ):
a)    exercício simples – primeiros meses ( só prazer da execução): tocar o móbile, balançar chocalho, puxar, empurrar, encaixar, atirar pedras, espetar repetidamente um pau na areia, manusear massinha de modelar, bolas...
b)    combinação sem finalidade – 3 anos ( jogo do fazer e desfazer): invenção de novos jogos de bolas, com cubos, encaixar, empilhar, esconder objetos...
c)     combinação com finalidade – 4 anos ( jogo para obter um prazer lúdico): saltos, tentando saltar cada vez mais longe, colocação de cubos por ordem de grandeza, rosquear...
2- jogo simbólico ( jogos de faz-de-conta/ da representação ): casa de bonecas, bicicleta, bonecas, telefones,carros ...
3- jogos de construção ( arranjos de peças, montagem, desenhos, bingo, palavras cruzadas, bandeja de mosaico, peteca, módulos geométricos...)

4-jogos de regras - 5 anos – 11 anos  ( jogo de dominó, seqüência, loto )
a)    transmitidas – ação dos mais velhos sobre os mais novos ( pião, pular corda,,,
b)    espontâneas – contrato momentâneo: jogo de polícia e ladrão,...
5-jogos de regras complexas-12 anos até vida adulta ( jogo de cartas, de estratégia complexa -damas, trilha, gamão, xadrez, contra-ataque, senha,  ...-  desportos)

 condutas cognitivas
1-    conduta de pensamento  ( repetição/ reconhecimento/ raciocínio prático- perguntas e “porquês”)
2-    conduta simbólica ( ligações imagens e palavras/ pensamento representativo)
3-    conduta intuitiva ( pareamento, discriminações de cores, tamanhos, formas, espacial , temporal / associação de idéias)
4-    conduta operatória concreta ( classificação/ seriação / enumeração/ relações espaciais e temporais/ conservação/ raciocínio concreto)
5-    conduta operatória formal ( raciocínio hipotético/ dedutivo/ indutivo)

 habilidades funcionais
1-    exploração( jogos de percepções – visual , auditiva, tátil ,gustativa, olfativa / preensão/ deslocamento, movimento dinâmico no espaço)
2-    imitação ( reprodução de ações, modelos, palavras, sons / discriminações/ memória/ coordenação olho-mão/ orientação espacial e temporal)
3-    performance ( agilidade/ força / paciência/ memória lógica )
4-    criação ( criatividade expressiva)




B-  atividades sociais
1-    atividade individual
2-    participação coletiva ( atividade competitiva/ cooperativa)

condutas afetivas
1-    confiança ( expressão de sentimentos)
2-    autonomia ( conhecimento do nome / corpo)
3-    iniciativa ( identificação parental / diferenciação de sexos / papéis sociais)
4-    trabalho ( identificação extrafamiliar)
5-    identidade ( procura de uma personalidade)

habilidades lingüísticas

1-    linguagem receptiva oral ( pareamento verbal/decodificação verbal)
2-    linguagem produtiva oral ( nomeação verbal / seqüência verbal / consciência da linguagem)
3-    linguagem receptiva escrita ( discriminação de letras/ correspondência letra-som/ decodificação silábica, de palavras, de frases)
4-    linguagem produtiva escrita ( expressão escrita)




Referência bibliográfica:

CUNHA, N.H., Brinquedo, Desafio e Descoberta: subsídios para utilização e confecção de brinquedos,  São Paulo.


GARON, Denise, Sistema ESAR de classificação de brinquedos – uma análise informatizada, Canadá, 1987.

SOUZA, Alberto, Educação Pela arte e Artes na Educação, Lisboa, Instituto Piaget, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário