segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ZINE

ZINE: é uma publicação independente da baixa tiragem, geralmente feita com xerox. As imagens são de autoria própria ou apropriação de imagens com intervenção.

Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic. Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). 

No Brasil o termo fanzine é genérico para toda produção independente. Houve uma distinção entre fanzines (feitos por fãs) e produção independente (Produção artística inédita), mas a disseminação do termo "fanzine" fez com que toda a produção independente no Brasil fosse denominada fanzines.

o Espaço Marise Piloto criou seus zines com o título de A FONTE

A Fonte: manancial de água que nasce do solo; causa; origem; origem de uma informação; aquilo que produz alguma coisa; conjunto dos caracteres necessários para uma composição tipográfica. (Dicionário do Estudante – Dermival Rios)

já estamos com duas produções:
A FONTE – Assuntos de Arteterapia

A FONTE 2 – Atividades de artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário