AS MENINAS
Nomeada
originalmente como A Família, a tela foi salva de um incêndio que atingiu o
Palácio Real de Madrid em 1750, passando ao Museu do Prado em 1819 e recebendo,
posteriormente, o título de Las
Meninas. Embora “menina” seja uma palavra da língua portuguesa, era usada na
corte espanhola com o sentido de “dama de companhia”.
É
uma das obras pictóricas mais analisadas e comentadas no mundo da arte. Como
tema central amostra a infanta Margarida de Áustria, apesar que a pintura
apresenta outras personagens, incluída o próprio Velázquez.
O
artista resolveu com grande habilidade os problemas de composição do espaço, a
perspectiva e a luz, graças ao domínio que tinha do tratamento das cores e tons
junto com a grande facilidade para caracterizar as personagens.
Um
espelho colocado na parte do fundo da pintura reflete as imagens do rei Filipe
IV da Espanha e a sua esposa Mariana de Áustria, segundo uns historiadores,
entrando na sessão de pintura, e segundo outros, posando para ser retratados
por Velázquez; neste caso seria a infanta
Margarida e os seus acompanhantes os que vinham de visita para ver a pintura
dos reis.
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