domingo, 14 de junho de 2015

o que é Arteterapia

Iniciamos o mês com a presença do ilustre massoterapeuta holístico e jornalista Everson Chemale Alves. Ele esteve no atelier para uma entrevista sobre o que é Arteterapia. Tivemos um bate papo muito agradável sobre a importância deste modelo de terapia através das produções plásticas.
A entrevista estará no programa sobre saúde que em breve anunciaremos a data. Fique atento para não perder este encontro tão saudável. Obrigada ao Everson pela oportunidade de divulgar mais sobre a Arteterapia porque, como diz Jung:

"A arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida."

O que é a Arteterapia ?

A Arteterapia é um modelo de psicoterapia em que são utilizados mediadores de expressão. A utilização dos mediadores permite a expressão do Eu interior de forma não verbal, o que no processo terapêutico é facilitador. Embora inclua uma dimensão verbal fundamental, o trabalho expressivo e mediado é central, servindo de fio condutor.
O recurso à metáfora e ao simbólico, através da expressão mediada, permite dizer os "não ditos" de forma menos ameaçadora e dar-lhes sentido, através da verbalização, facilitando assim a reparação.
A prevenção e o tratamento do sofrimento psíquico são os objetivos fundamentais da Arteterapia.  É no ambiente seguro e contentor da relação terapêutica que se procura alcançar o equilíbrio emocional para uma melhor qualidade de vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário