domingo, 22 de novembro de 2015

Visita Cultural do G.E.I.A.

O Museu Nacional de Belas Artes, herdeiro do bicentenário acervo da Pinacoteca da Academia Imperial de Belas Artes, é um dos pilares da memória nacional.


O edifício do museu foi projetado pelo  pelo arquiteto espanhol Adolfo Morales de los Ríos, no início do século XX, na então Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, para abrigar a Escola Nacional de Belas Artes, no período das notáveis transformações urbanísticas na cidade do Rio de Janeiro. De estilo eclético, juntamente com a Biblioteca Nacional, Teatro Municipal e o Centro Cultural da Justiça, todos localizados na ponta oposta da zona portuária, representa a modernidade de sua época e o principal centro histórico e cultural do Rio.


Museus são espaços de conhecimento, investigação, reflexão, sentimento, entretenimento e preservação.  São instituições guardiãs do patrimônio nacional, em que passado, presente e futuro convivem em harmonia, na busca consciente pela tutela do inventário artístico do país.


 a arte tem o poder de ativar nossa reflexão e sensibilidade, de formar nosso espírito crítico e criativo, e assim, contribui para mobilizar e transformar as pessoas e o país.
 Nós, do Grupo de Estudo dos Interessados em Arteterapia - GEIA-  estivemos no Museu Nacional de Belas Artes para uma reflexão a respeito da arte, da época, dos artistas trazendo para nosso universo de Arteterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário