domingo, 24 de setembro de 2017

família dos duendes - a filha, a mãe e o pai

 As chamadas 'Bonecas Waldorf', cuja confecção é baseada na pedagogia de mesmo nome, são totalmente diferenciadas pelo fato de respeitarem e estimularem a imaginação da criança. Longe de reproduzir 'fielmente' as particularidades da figura humana, deixam para a fantasia infantil a atividade criadora, simplesmente sugerindo possibilidades, por exemplo, de fisionomia.
 Brincar com as bonecas ajuda a criança a conhecer o meio ambiente. Além disso, desenvolve a atividade sensorial, tato, movimento e equilíbrio. Transmite para a criança a vivência do seu próprio ser. A boneca se converte em sua companheira, transmitindo presença humana, fazendo com que a criança não se sinta só. Na vivência com sua boneca, o ser humano aprende a conviver com outras pessoas.
 O brincar de bonecas possibilita que a criança se exercite na resolução de problemas, que desenvolva a linguagem e fortaleça suas relações pessoais. O boneco ou a boneca tem espaço preponderante neste brincar, principalmente no que se refere ao campo da afetividade.
 Para a Pedagogia Waldorf a boneca tem uma importância e intimidade no brincar infantil que não ocorre com os outros brinquedos.
  
o papel da boneca junto às múltiplas etnias é de grande importância para a afirmação da diversidade humana e valorização da auto-estima e do reconhecimento das diversas identidades das crianças, tanto na família e na sociedade quanto na escola. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário