segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: trabalho apresentado no curso de pós-graduação do Mercosul - julho 2011 - Assunção - Paraguai - por Marise Piloto

Este trabalho apresenta uma forma de aprendizagem diferenciada; o aprendizado através da arte. Com uma linguagem não verbal, criamos símbolos que se tornam concretas as representações interiores, nas áreas cognitiva, afetiva e motora. Através de diferentes materiais e técnicas na vivência com a arte os canais sensoriais são abertos, possibilitando uma aprendizagem despertando o adormecido, restaurando o caminho adoecido, inaugurando novas ações.
A Arte sempre esteve presente na história da humanidade como forma cultural. É pela Arte que conhecemos a cultura de um povo e suas formas de desenvolvimento das habilidades mentais como a identificação, seleção e formas de organização de pensamento.
A palestra traz a importância das artes na educação porque é através dos símbolos que aparecem nas produções artísticas que nossos alunos vão poder se manifestar espontaneamente, expressando sentimentos e emoções de uma maneira diferente da linguagem oral.
Muitos pensadores vêem contribuindo para que a livre expressão da criança (desenhar, pintar, modelar) seja uma forma de desenvolver suas potencialidades criativas.
Toda criança quando está envolvida com a produção e análise da arte, desencadeia em si três sistemas: o executor, o perceptivo e o sentimental. Há uma inter-relação entre os sistemas observada nos comportamentos espontâneos, na resolução de problemas e de comunicação.
A comunicação artística, por exemplo, pode ser facilitada por vários tipos de arte: a libertadora, a ordenadora, a regeneradora, em fim para cada momento da criança podemos oferecer um determinado material e observar como esta se apresenta diante deles. Os símbolos que aparecem nas produções artísticas da criança colaboram para o entendimento de algo que possa ocorrer no seu mundo interno. É através dessa linguagem não verbal que o aluno pode “falar” das suas dificuldades.
Portanto, com todos os canais preceptivos sendo trabalhados estaremos propiciando à criança a vivência de uma jornada heróica para poder viver de forma feliz, plena e prazerosa seja na vida pessoal, social ou escolar.
>








Nenhum comentário:

Postar um comentário