quarta-feira, 11 de julho de 2012

O ADOLESCENTE

O conceito de adolescência


Embora o conceito de adolescência seja relativamente recente na história da civilização (Ariès, 1962), a noção de adolescência tem suas raízes na Grécia Antiga.

Aristóteles considerou os adolescentes como: "Apaixonados, irascíveis, capazes de serem arrebatados por seus impulsos, ...[ainda que tenham] altas aspirações ...Se o jovem comete uma falta é sempre no lado do excesso e do exagero, uma vez que eles levam todas as coisas longe demais"(Kiell, 1964, pp. 18-19).

A partir dessas observações, pode-se afirmar que vinculada à ideia adolescente encontramos o estilo adolescente, que pode ser resumido em: preparação, vir a ser, crescimento e dor.

No início da adolescência, na puberdade, por volta dos onze, doze anos, a sexualidade é auto-erótica, ou seja, o jovem está mais voltado para si mesmo, para o seu corpo.


Com a intensa excitação, sintomas como medos e fobias podem aparecer.

Também as dores de estômago, de cabeça, as tonturas, roer unhas, gagueira, mexer no cabelo podem ser expressões de conflitos nessa área.
Outras ainda são os medos de monstros, ladrões, ou bichos, que deixam o jovem muito assustado.
Ao mesmo tempo, há uma atração especial pelos filmes de terror, porque sobre eles pode-se projetar todo o horror e pavor que a explosão da sexualidade e as transformações que estão ocorrendo provocam no adolescente.

Entrar em contato com o corpo modificado é algo que quase sempre causa desconforto e estranheza.


Os transtornos alimentares são outro exemplo de quadros que representam conflitos intensos.


A pornografia, o álcool, as drogas, e as gangues também passam a ser alvo de interesse.


Nessa fase, observa-se, também, um afloramento da criatividade, do otimismo, do desejo de justiça, de um idealismo, de buscar tudo que possa tornar a vida melhor.
 
 
OFICINA CRIATIVA COM ALUNAS DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ARTETERAPIA




Um comentário:

  1. Oi Marise, achei o máximoessas oficinas, gostei do seu blog, ja estou seguindo e convido você a fazer uma visita ao meu e se gostar participe. Abraços, fica com Deus sucesso!

    ResponderExcluir