quarta-feira, 22 de agosto de 2012

GIRASSOL - a flor do sol


 O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade. Recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
Seu nome científico é Helianthus annus - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa "flor do sol". Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado - desde as sementes, até as flores e os ramos.
Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação e foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C.
 Girassol é um dos símbolos pascais,  muito rico em conteúdo: assim como para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, segundo os cristãos, os seres humanos devem estar voltados para o Sol-Cristo garantindo a luz e a felicidade.





O cultivo do girassol não apresenta muitos segredos, basta observar alguns detalhes:

O local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias;
Por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
O solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado;
Recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca;
Adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante;
Quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário