segunda-feira, 18 de agosto de 2014

BANDEIRAS DE ORAÇÃO TIBETANAS



As palavras tibetanas para designar as bandeiras de oração são “Dar Cho”. “Dar” significa aumentar a vida, a fortuna, a saúde, o conhecimento e a prosperidade. “Cho” significa todos os seres vivos.
As bandeiras de oração são dispositivos simples que, juntamente com a energia natural do vento, calmamente harmonizam o ambiente e, de forma imparcial, aumentam a felicidade e a boa sorte entre todos os seres vivos.
Na história das bandeiras tibetanas de oração é dito que o Buda recitou uma prece nas bandeiras de batalha entre dois povos. A paz foi logo restabelecida entre eles. A tradição de oferecer bandeiras de oração ao vento foi introduzida no Tibet no século oitavo por um discípulo de Buda.
Estas bandeiras, fixadas  a um mastro ou a um bambu, ou costuradas a cordas esticadas entre dois pontos, ondulavam livremente ao vento. Desfraldadas ao vento, a sua presença sonora acompanha a cadência das orações.
Esta prática não é uma superstição; as bandeiras não são talismãs. O Budismo, que Dalai Lama diz ser uma “ciência do espírito”, debruça-se há muito sobre a natureza e o funcionamento dos fenômenos. Com base na lei do karma, os fenômenos manifestam-se de um modo totalmente independente.
Imprimir palavras e símbolos com uma intenção pura é uma fonte de energia positiva, que produz naturalmente efeitos benéficos. Além disso, o vento que entra em contato com as bandeiras entra também em contato com o resto. É o ar que respiramos, o oxigênio que se dissolve no nosso sangue, o dióxido de carbono que os vegetais utilizam. O vento, em contato com os símbolos e   espalha por toda a parte os votos para o bem e para a felicidade.
As bandeiras são em cinco cores: azul (espaço, céu); branco ( ar, nuvens); vermelho (fogo); verde (água, natureza) e amarelo (terra), representa a boa sorte, a energia da vida e a oportunidade de que iniciativas deem certo.
As bandeiras devem ser colocadas acima de nossas cabeças, em lugar alto para que possam ser sacudidas pelo vento. Pode ser colocada entre as árvores ou no alto da janela.
Podem ser usadas em momentos especiais, por exemplo, para saudar a chegada do ano novo.


Motivação para a confecção das bandeirolas: “Que possam todos os seres receber os benefícios e encontrar a felicidade.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário