Conheça um pouco da origem desta maravilhosa técnica
que apresentamos
no nosso próximo curso Cola Caco, no Rio de Janeiro.
O muralismo foi cultivado nas civilizações grega e romana,
entre
os quais se destacam os encontrados nas ruínas de Pompeia
e Herculano. A técnica também foi muito empregada na
Índia nos murais das cavernas de Ajanta, e na China da
dinastia Ming.
No século XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinário
impulso à pintura mural e, a partir de então, surgiram grandes
mestres dessa técnica. No Renascimento, foram criadas
algumas obras-primas do muralismo, como os afrescos da
capela Sistina, porMichelangelo,e a "Última ceia", de Leonardo
da Vinci. Após o Renascimento, com o interesse progressivo
por tapeçarias e vitrais para uso na decoração de interiores,
a pintura mural entrou em decadência no Ocidente.
No século XX, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor,
em três fasesprincipais: um gênero mais expressionista e
abstrato que
surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris,
e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger,
Miró e Chagall; outro que se manifestou a partir do
movimento revolucionário mexicano; e um movimento
mural de curta duração, na década de 1930, nos
Estados Unidos.
No México, a tradição milenar da pintura mural, também
praticada por algumas culturas pré-colombianas,
ressurgiu nas primeiras décadas do
século XX, coincidindo com o movimento revolucionário.
Os artistas
da época viram no muralismo o melhor caminho
para plasmar
suas ideias sobre uma arte nacional popular e
engajada.
O Arsenal, Frida kahlo distribuido Armas, Diego Rivera, 1928 © imagem por moosoid9
Em Portugal existe uma variante de muralismo executada
com azulejos, que têm vários tipos de expressão: desde a
simples composição com azulejos coloridos até a forma clássica de
desenhos executados antes do azulejo ser cozido.
que apresentamos
no nosso próximo curso Cola Caco, no Rio de Janeiro.
O muralismo foi cultivado nas civilizações grega e romana,
entre
os quais se destacam os encontrados nas ruínas de Pompeia
e Herculano. A técnica também foi muito empregada na
Índia nos murais das cavernas de Ajanta, e na China da
dinastia Ming.
No século XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinário
impulso à pintura mural e, a partir de então, surgiram grandes
mestres dessa técnica. No Renascimento, foram criadas
algumas obras-primas do muralismo, como os afrescos da
capela Sistina, porMichelangelo,e a "Última ceia", de Leonardo
da Vinci. Após o Renascimento, com o interesse progressivo
por tapeçarias e vitrais para uso na decoração de interiores,
a pintura mural entrou em decadência no Ocidente.
No século XX, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor,
em três fasesprincipais: um gênero mais expressionista e
abstrato que
surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris,
e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger,
Miró e Chagall; outro que se manifestou a partir do
movimento revolucionário mexicano; e um movimento
mural de curta duração, na década de 1930, nos
Estados Unidos.
No México, a tradição milenar da pintura mural, também
praticada por algumas culturas pré-colombianas,
ressurgiu nas primeiras décadas do
século XX, coincidindo com o movimento revolucionário.
Os artistas
da época viram no muralismo o melhor caminho
para plasmar
suas ideias sobre uma arte nacional popular e
engajada.
O Arsenal, Frida kahlo distribuido Armas, Diego Rivera, 1928 © imagem por moosoid9
Em Portugal existe uma variante de muralismo executada
com azulejos, que têm vários tipos de expressão: desde a
simples composição com azulejos coloridos até a forma clássica de
desenhos executados antes do azulejo ser cozido.
Painel de azulejos de Jorge Colaço
Os murais de mosaico ficaram populares a partir da cultura
portuguesa de pintura e queima em azulejos, com mais de
500 anos de tradição.
No Brasil, alguns artistas como Cândido Portinari,
Tomie Otake e Romero Britto usaram a técnica do mosaico
em seus murais. Alguns dos grandes autores de muralismo
com mosaico muito marcantes no urbanismo
brasileiro foram: Aldemir Martins, Paulo Werneck,
Athos Bulcão,
Rodrigo de Haro, Cláudio Tozzi, Clóvis Graciano e
Glauco Rodrigues.
Uma das expressões do muralismo é a filosofia de
construção coletiva de um projeto único.
A criatividade individual é potencializada na visão global da obra.
Pode ser um projeto conjunto, sem um único dono,
em uma obra pública ou particular.
Foi nessa filosofia que criamos o nosso projeto
Coletivo Cola Caco
com a construção de muros de mosaico com
diferentes autores, no Rio de Janeiro.
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