“Para a razão o fato
de ‘mitologizar’ (mythologein) é uma especulação estéril, enquanto que
para o coração e a sensibilidade esta atividade é vital e salutar: confere à
existência um brilho ao qual não se queira renunciar.”
C. G. Jung (1978)
COMPREENDER A DINÂMICA DOS ARQUÉTIPOS E COMO ELES
FUNCIONAM, ATRAVÉS DOS DEUSES
MITOLÓGICOS
Módulo I – arquétipo e mito
•
origem
• inconsciente coletivo e individual
MITO = do grego mythos = “palavra”, “narrativa”,
“discussão”
• é uma história que diz respeito ao
relacionamento interior do indivíduo com o divino ou o “desconhecido”
• é o reflexo dos desejos, necessidades e medos
particulares e coletivos do homem
• é como espelho do ser que lembra quem ele é e
como pouco mudou
• é a base para a maioria das religiões,
filosofias, literatura e arte do mundo
•
Mitos:
produção cultural;
elementos arquetípicos são construídos numa expressão formal que se liga ao
consciente coletivo cultural – aparecem do mundo exterior para dentro do indivíduo;
são os relatos de acontecimentos ocorridos
no tempo primordial,
mediante a intervenção
de entes primordiais.
“... Encaramos os mitos antigos como paralelos de nossa própria história de vida e podemos nos identificar facilmente com os diversos fios condutores e conceitos nas narrativas, sejam quais forem os personagens e o comportamento ou resultado do conto.”
(BARTLETT, p.13)
Módulo II – Deuses e Deusas
•
deuses olímpicos – características
•
jornada heroica
MITO DO HERÓI: “um jovem destrói o monstro devorador e vence
os poderes das trevas para conquistar a princesa, sua futura esposa, ou o
tesouro com o qual se tornará o futuro rei”. (GRINBERG,p.162)
• ensinar a pescar, curar, caçar
• destruir demônios e monstros
• vencer o mal
• conduzir o povo ao mundo novo
• dar o fogo (consciência)
O herói se torna um indivíduo distinto por conta própria
depois da dissolução da adoração à Grande Mãe ou Grande Deusa.
Módulo III – Mito Pessoal
•
símbolos/ amplificação
•
relacionamento com mitos
“Quando a mente explora um símbolo, é conduzida a ideias que
estão fora do alcance da nossa mente.” Jung
Por isso “utilizamos termos simbólicos como representação de
conceitos que não podemos definir ou compreender integralmente.” Jung
“Todas as religiões empregam uma linguagem simbólica e se
exprimem através de imagens.” Jung
Mito pessoal:
Ø é
uma constelação de crenças, sentimentos, e imagens organizadas em torno de um
tema central
Ø explica o mundo, orienta o desenvolvimento
pessoal e social (ajudam no relacionamento com a família, os amigos,colegas, adversários)
Ø conduz as necessidades espirituais
Ø relaciona com o passado, o presente e o futuro
Ø influenciado pelas experiências acumuladas no
ser humano
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