quinta-feira, 29 de julho de 2010

ARTETERAPIA E OS ELEMENTOS DA NATUREZA






Os 4 elementos DA NATUREZA ( ÁGUA, AR, TERRA E FOGO) estão ligados às funções psicológicas determinadas por Jung, fazendo a seguinte relação: água/ sentimento; ar/pensamento; terra/ sensação; fogo/ intuição.

As nossas atitudes podem ser identificadas dentro dos 4 elementos visando o equilíbrio.

Ar - a palavra, o verbo, a música dos bardos, as fadas, os silfos, as lendas e fábulas, os ventos dos xamãs, o tarô, os escribas, o incenso, etc.
Água - as águas sagradas, os banhos, os elixires, remédios, o cálice, o Santo Graal, os oráculos, as magias dos espelhos, etc.
Fogo - as velas, a transmutação do fogo violeta, a magia dos guerreiros celtas (runas), dos dragões chineses, da fogueira dos xamãs, das salamandras, etc.
Terra - dos curadores, das plantas medicinais, dos cristais, dos xamãs, das pedras preciosas e das Runas Futhark, dos templos de pedra (ex: Stonehenge).

Os planos espiritual, mental, psíquico e físico da existência humana são comparados, em Alquimia, aos quatro elementos: fogo, ar, água e terra, e cada um deles é suscetível de uma constituição tripla, a saber: fixa, variável e volúvel
Na alquimia o ar é trabalhado através da operação sublimatio ( do latim sublimis) que representa elevado – forma ascendente. A água é trabalhada pela operação solutio, esta provoca o desaparecimento de uma forma e o surgimento de outra forma regenerada. O fogo é trabalhada na operação calcinatio. O fogo da calcinatio é um fogo purgador, embranquecedor. Atua sobre a matéria negra, a nigreto, tornando-a branca. A terra é trabalhada na operação coagulatio, aquilo que se concretizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário