sábado, 10 de julho de 2010

A TÉCNICA DO MOSAICO COM MATERIAL RECICLADO








Um Pouco Sobre a História dos Mosaicos
Pilastras revestidas com cones de argila coloridos e fixados em massa, na Mesopotâmia de antes de Cristo, parecem ser o primeiro trabalho de mosaico registrado pela humanidade.
Os motivos eram geométricos e revelavam inspiração na arte da tapeçaria.
Já na Macedônia os gregos formavam quadros de pequenos seixos brancos, pretos e de vários tons de vermelho com cenas de luta e de caça, além de motivos mitológicos. Na antiguidade romana, pavimentos em zonas nobres feitos de mármore ou terracota têm registros na história.
A partir de 40 a.C. a Itália torna-se o maior centro de produção de mosaicos. Ele era utilizado principalmente em motivos religiosos, revestindo pisos e paredes. Ravena é umas das cidades italianas onde se encontram mosaicos maravilhosos. O mosaico bizantino utiliza muito os tons dourado e prateado e foi utilizado principalmente no revestimento de tetos de igrejas.
No Brasil o mosaico foi utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras. Ele ainda é utilizado, principalmente na construção civil em imensos painéis, na decoração de piscinas e em pisos e paredes dos mais diversos ambientes.


Cada objeto em mosaico é único: o corte de cada pedaço é feito artesanalmente e fica muito difícil repetir as formas utilizadas em um motivo.

A turma de Pós Graduação em Educação Infantil, na disciplina "A Arte na Construção do Desenvolvimento Infantil", com a professora Marise Piloto, experimentou a técnica do Mosaico reutilizando materias: plástico, CD, lacre de latinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário