sábado, 31 de julho de 2010

A importância da boneca na vida infantil








A origem da boneca é tão antiga quanto a história do homem e provavelmente as suas primeiras aparições foram na Pré-História, esculpidas em pedra. Os egípcios antigos já as confeccionavam, porém elas tinham um sentido mais religioso do que lúdico. Elas passaram a ser vistas como brinquedos infantis no século XVIII, sendo fabricadas a partir de então, em maiores quantidades. Muitas delas, em forma de bebê, serviam para educar as meninas e prepará-las para a maternidade.
As bonecas atravessaram épocas e civilizações, representando valores humanos, históricos e culturais importantes. Para a criança ela é um espelho do seu ser, é uma amiga muito próxima do seu coração, pois sempre a acompanha em todos os seus momentos, seja nas brincadeiras, nas tristezas e alegrias, na cama ao dormir, por esse motivo a criança estabelece uma relação de imenso valor para com a boneca, e isso não ocorre com outros brinquedos.
Quando confeccionamos bonecas ( papel, jornal, meia, feltro,sucata...) é reviver o que se experimentou quando era criança.
 Quanto mais simples a produção e criação, mais se aguça o desenvolvimento do imaginário.

2 comentários:

  1. Professora,

    Parabéns por esse lindo Blog e por todo o seu trabalho como arteterapeuta e educadora. Gostei muito de ter visitado o seu Blog e o seu Site, achei muito convidativo e interessante os conteúdos.

    Se você quiser visite o meu Blog: http://artsterapia.blogspot.com/

    obs: em breve montarei um Blog sobre a Arte-Educação.

    Bjs Carol (Ana Carolina)

    ResponderExcluir
  2. Este espaço é como se fosse pra mim "UM LUGAR SAGRADO". Onde descobri que tenho luz própria e que estou no caminho de um processo de transformação pessoal.
    Obrigada minha queida MESTRE.
    Abraços...

    ResponderExcluir