quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Educação e Currículo

Trechos da apresentação sobre: ANÁLISE DOS MODELOS DE CURRÍCULO TABA E APPLE

As teorias curriculares de Hilda Taba, estão baseadas em estratégias que visam o desenvolvimento do raciocínio indutivo, preparando assim cidadãos conscientes e produtivos que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Foi reconhecida no mundo inteiro como pedagoga norte americana, e destacou-se como especialista em currículos e programas de estudos. Foi vista ainda, como uma das melhores pedagogas do século XX que influenciou sua carreira científica desempenhando um papel decisivo na formação de seu pensamento teórico relacionados à prática.
É importante sabermos que segundo Taba, o ensino é focalizado nas atividades relativas à formação de conceitos, à leitura de informações e à generalização, transferência ou aplicação do que é aprendido. Para Hilda Taba, um critério mais moderado de desenvolvimento individual apoia o interesse por necessidades do indivíduo em sentido intelectual, emocional, reconhecendo que esta evolução necessita combinar a disciplina social e intelectual com a liberdade em equilíbrio racional.
Hilda explicita seu propósito de estudar as fontes que subsidiam o processo de elaboração do currículo, bem como as etapas e os procedimentos possíveis de serem seguidos para a formulação de um currículo “mais conscientemente planejado e mais dinamicamente concebido”. A especialista argumenta que o bom cumprimento dessa complexa tarefa é necessário para que a escola atue, ao mesmo tempo, como força conservadora a favor da redescoberta da democracia em meio que é, em grande parte, antidemocrático.
Muitas das ideias filosóficas relativas a elaboração de currículo, valeram fama mundial seguiram o desenvolvimento e evolução ao longo da carreira de Taba. Em análise de seu legado científico se mencionam pelos menos quatro princípios que parecem reagir seu ponto de vista sobre a teoria e elaboração de planos de estudos.
• Os processos sociais compreendidos com a socialização dos seres humanos e as consequências poderem modelar-se diante de um planejamento linear.
• A reestruturação das instituições sociais , incluindo os programas de estudos, será mais eficaz se em lugar de um método clássico se aplique um sistema de reforma bem alicerçado e coordenado a partir da base.
• As preparações de novos programas de estudos é mais eficaz quando se funda em princípios de orientação democrática e distribuição racional do trabalho.
• As renovações dos planos de estudos não representa um esforço a curto prazo e sim, a um processo longo espaço de tempo que possa durar vários anos.
Os partidários do currículo baseados em processos sociais, sustentam que organizar um currículo em torno das atividades de humanidade, não só produzirá uma necessária unificação do conhecimento, mas também permitirá que tal currículo constitua uma grande ajuda para a vida cotidiana dos estudantes e contribuírem para sua participação na cultura.
A importância de estudar Hilda Tabas é porque ela traz para nós o modelo de ensino focalizado em atividades destinadas aos alunos relativas à formação de conceitos, à leitura de informações e à generalização, transferência ou aplicação do que é aprendido.



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