quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A PÓS-MODERNIDADE E A GLOBALIZAÇÃO



SÍNTESE DAS IDEIAS APRESENTADAS POR Abili Lázaro Castro de Lima

O texto trabalha as experiências de como a política é contrastada na modernidade e pós-modernidade.
A política Moderna é desenvolvida nos limites do Estado. Esses conceitos encontram-se nas ideias de vários filósofos como as teorias de Bodin, Thomas Hobbes; as ideias de John Lock e Rousseau. Além desses aparecem as teorias de Sièyes e Max Weber.
Weber, sociólogo, referindo-se a política da modernidade caracteriza o Estado Moderno como uma forma de dominação racional, baseada na crença, na legalidade das ordenações fundada nas leis. O Estado Moderno é um Estado racional, com monopólio da coação física, território que estabelece limites e regras.
Segundo WEBER, Estado é “(...) uma relação de domínio de homens sobre homens baseada por meio da coação legítima (é dizer, considerada legítima).”
A Política é anterior ao Estado. O objetivo de Weber é compreende o que é o fenômeno político – um agrupamento (comunidade doméstica,corporações ou feudos). Necessita-se entender o que é agrupamento político para entender o fenômeno político em si mesmo.
Associação política: quando e na medida em que sua existência e validez de suas ordenações – geográfico – estejam garantidas pela ameaça e aplicação da força física.
Controle das áreas territoriais: as atividades políticas se desenrolam no interior do território delimitado. Os comportamentos se orientam segundo esse território de uma comunidade que está condicionada pela autoridade encarregada pela ordem. O meio da política atuar é através da força, da violência para manter ordem e defender comunidades contra ameaças externas.
O objetivo da atividade política é formar, desenvolver, entravar, deslocar, perturbar as relações de domínio. A política da modernidade está centrada no Estado.
A pós-modernidade apaga as linhas divisórias entre reinos da política, do poder econômico, social e cultural.
KUMAR funde os diferentes reinos na pós-modernidade. O lema na década de 60 é: “Pense globalmente, aja localmente.” Surge o regionalismo, o movimento feminista, ecológico e religioso. A sociedade pós-moderna é uma sociedade mais diversificada, sem forma e significado controlado. A idéia da pós-modernidade é de fragmentação, de desterritorialização, de globalização. A globalização é a intensificação das relações sociais em escala mundial.
A globalização econômica caracteriza-se pela velocidade, extensão e interconecção. É o comércio que mobiliza a economia e torna o Estado impotente para controlar os fluxos de capitais.
O ponto principal da pós-modernidade é a desterritorialização. Desta forma modifica-se o conceito de povo, grupo étnico, movimentos sociais, partido político. Aparecem formas de ser, viver, sentir, sonhar e agir. Há a produção do fetichismo das coisas, gente, ideias e relações sociais.
A pós-modernidade é a época da “política da diferença.” Há a tendência em estimular culturas subnacionais e regionais. Há a ilusão de um novo mundo.

MUNDO MODERNO Estado Sociedade Civil
Poder
PÓS-MODERNO
conquistas grupais
Indivíduo grupo

ASPECTOS NEGATIVOS DA POLÍTICA PÓS-MODERNA: AGNES HELLER e FERENC FEHÉR:
• Irracionalidade e imprevisibilidade quanto à questão nacional;
• Indivíduos mais distantes da participação política
• Fragmentação
• Individualismo – comportamento egoísta
• Consumidores
• Exclusão social (condições de trabalhos precários)
• Desemprego
• Baixos salários
• Perda de garantias sociais
Em conseqüência disso, baixa participação na política do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário