quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Apresentação do trabalho sobre responsabilidade social com o projeto Cola Caco - Rio de Janeiro. Contamos com a presença do Professor Doutor Oscar Espínola, do Paraguai.

Responsabilidade social sendo um termo ainda novo, apesar da ascendente percepção entre a população mundial, onde o ser humano não se desenvolve na solidão da individualidade, só passa a ter interação no contexto da sociedade. Por isso o vocábulo responsabilidade, onde significa a qualidade do ser consciente, que responde pelos seus atos ou pelos dos outros indivíduos, cumpridor dos seus deveres e obrigações, é interligada ao termo social, atribuindo-lhe uma nova definição: é preciso que cada um responda também pelos demais na sociedade, não individualmente, mas pelo coletivo, o todo. Desta maneira, a responsabilidade social define-se no compromisso dos indivíduos com a sociedade em geral em todos os aspectos das atividades inerentes ao desenvolvimento humano.
O Cola Caco surgiu da necessidade dessas profissionais de assumirem uma identidade coerente com seus valores e suas necessidades em relação ao reaproveitamento de frascos de plástico como recurso para produção da arte do mosaico, contribuindo assim para a preservação do planeta.
Nesse projeto, a prática do mosaico alia a reciclagem de material com a capacitação dos participantes, resultando em aumento da sua auto estima e conscientização ambiental.
O trabalho desenvolvido trata da produção de mosaicos com material plástico de embalagens diversas. Esses plásticos são tratados e cortados em pequenos pedaços para utilização no mosaico. O resultado é uma peça colorida, leve e com baixíssimo custo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário