quarta-feira, 21 de abril de 2010

VIVÊNCIA COM ARTE




VOEJANDO COM IMAGENS

A participação na vivência , pode proporcionar a cada pessoa , descobrir possibilidades de ampliar seus próprios caminhos e conhecimentos , além de auxiliar no seu trabalho profissional.


Objetivos da Vivência:

Integrar os profissionais através de dinâmicas favorecendo o desenvolvimento das habilidades intra e inter pessoais para uma maior maturidade social.

Identificar o uso adequado das diferentes técnicas expressivas como meio de instrumentalizar profissionais da área da educação e saúde, facilitando o processo ensino aprendizagem;

Integrar as diferentes linguagens ( literária, artística, corporal), os afetos e os conteúdos escolares num trabalho alegre e repleto de significados tanto para o educador, quanto para o aprendente;

Propiciar o aprender, o fazer e o alicerçar a consciência do nosso lugar no mundo, desenvolvendo potencialidades como a percepção, a observação, a imaginação e a sensibilidade;

Desafiar a criatividade e a constatação de que aprender pode ser divertido quando confeccionamos nossos próprios instrumentos de trabalho, marcando as diferenças na trajetória de cada um;

Facilitar para que cada ser possa elaborar seus próprios conteúdos significativos , estruturando-os e organizando-os para uma possibilidade de transformação;


Favorecer uma proposta de mudança, um desafio à nossa capacidade, uma aventura excitante, pelo prazer de modificar, de tornar concreto algo que até então só fazia parte do mundo interior;

Ativar a consciência da transformação pela qual cada pessoa passa durante sua existência, reintegrando-se consigo mesmo, através de atividades plásticas que facilitam o aflorar de sentimentos.


JUSTIFICATIVA

A arte é tão antiga quanto à humanidade e sua função é igualmente tão rica e complexa quanto à natureza do homem. De forma peculiar, a arte desempenha um papel extenso no mundo, que vai desde a auto – reflexão e auto – conhecimento humano até o fortalecimento e equilíbrio social, o desenvolvimento da inteligência e da percepção, através da investigação criativa.
Ao longo de mais de sessenta anos a Arte na Educação vem cada vez mais firmando e mostrando a sua importância na formação de um ser humano mais sensível.
Ao fim dos anos quarenta, no mundo começaram a despontar, educadores preocupados com a forma de ensinar nas escolas tradicionais. Na Europa alguns educadores iniciaram trabalhos usando a arte como uma das primeiras ferramentas de ensino, o desenho infantil.
No Brasil, educadores e artistas começaram a investigar e experimentar uma nova forma de ensino mais harmônica, que envolvesse a experimentação e não priorizasse somente a aquisição do conhecimento racional.
A proposta de trabalhar com artes como auxiliar no processo ensino aprendizagem, é enfatizar os quatro pilares da educação, onde a ação, a reflexão e a sensibilização artística devem ser conjugadas com a individualidade e a expressão própria de cada um.
O intuito dessa vivência é facilitar aos indivíduos a consciência de que são capazes não só de transmitir os conteúdos escolares de maneiras diversas, como também de se modificarem como um ser humano que gerencia suas afecções e seus afetos, elevando a qualidade das dinâmicas de ensino.
Quando oportunizamos uma vivência onde os aspectos psicológicos estão sendo trabalhados para organizar, orientar e experienciar a vida, estamos lidando com pensamento, sentimento no aspecto da razão e, também, com a sensação e a intuição, buscando como cada pessoa percebe o seu mundo e o mundo do outro. É nessa interação dos diferentes momentos psicológicos, que ficamos mais seguros, mais conscientes para tomar decisões e resolver problemas e para nos relacionarmos. Enfim, por meios dessas funções atuamos melhor.

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