1- RELAXANDO AS PERNAS: em pé, a criança levanta a perna direita em ritmo normal, de modo que o joelho e a perna formem um ângulo reto. Após uma pequena pausa, a criança deixa a perna cair de maneira “mole”. O mesmo trabalho deverá ser feito com a perna esquerda. Comentar a sensação de relaxamento muscular obtida. Se a criança não conseguir equilibrar-se , ao elevar a perna, permitir que ela apóie sua mão sobre uma cadeira.
2- CONTRAINDO AS PERNAS: realizar o mesmo trabalho do exercício anterior. Nesse caso, porém, a queda das pernas se faz de maneira “dura”, contraída. Comentar a sensação obtida de contração, de tensão muscular.
3- ANDANDO NA LINHA: realizar este exercício em etapas: andar sobre a linha reta, desenhada no chão, olhando-a; andar sobre a linha, olhando para frente; andar sobre a linha, de olhos fechados; andar com os braços levantados horizontal e verticalmente. Variar a marcha – normal, lenta e rápida.
4- ANDAR LIVREMENTE: andar nas pontas dos pés; andar apoiando-se no lado externo dos pés; andar apoiando-se no lado interno dos pés, em diferentes ritmos.
5- ANDANDO DE CABEÇA ERGUIDA: a criança anda com um objeto sobre a cabeça ( pode ser um livro). Dominada essa etapa, a criança pára, levanta uma perna, formando ângulo de 90 graus e, coloca-a lentamente no chão. O mesmo deverá ser feito com a outra perna.
6- ANDANDO SEM NADA ENXERGAR: a criança anda de olhos vendados. O condutor começa segurando a mão da criança, depois só a ponta do dedo. A criança caminha sozinha, levando um objeto na mão, se ainda apresentar algum sinal de insegurança. Andar com os braços para frente, para os lados, para o alto.
7- ANDANDO, SALTANDO E SINAIS RESPEITANDO; desenhar sinais no chão, dispondo-os a distancias regulares. Seguir as etapas: andar lenta e rapidamente sobre os sinais; nos intervalos dos sinais; com um pé só, sobre os sinais; com um pé só, nos intervalos dos sinais; sobre os sinais sem fazer ruído, com as duas pernas juntas, sobre os sinais; com as duas pernas juntas, nos intervalos dos sinais. Depois, aumentar a distancia entre os sinais.
8- O BOM EQUILÍBRIO: em pé, com os braços estendidos ao longo do corpo, a criança mantém-se alguns segundos sobre um pé só, sem curvar o tronco. Variar ora levantando os dois braços para o alto ou para os lados, ora levantando um braço, o direito por exemplo, juntamente com a perna direita, ora levantando o braço esquerdo juntamente com a perna esquerda, ora levantando o braço direito e a perna esquerda e vice-versa.
9- PULO CERTEIRO: a criança sobe na cadeira e salta dentro de um círculo desenhado no chão, equilibrando-se rapidamente, depois do salto. Variar saltando atrás, na frente, à direita, à esquerda do círculo. Desenhar dois círculos a distancias cada vez maior, conforme o desempenho da criança.
10- SALTANDO OBSTÁCULOS: primeiramente a criança passa por baixo do obstáculo, que pode ser uma corda ou barbante. Em seguida, passa por cima. No início a criança fica distante do obstáculo, do qual se vai aproximando na medida em que vai melhorando o seu desempenho, quando então deverá saltar com os pés juntos. Variar colocando dois obstáculos, distando 2 m aproximadamente um do outro. pode-se aumentar o número de obstáculos.
11- QUEM ALCANÇA: a terapeuta segura um objeto a uma determinada altura. A criança deverá saltar para alcança-lo. Inicialmente fazer o salto em pé, depois de cócoras.
12- DAQUI NÃO SAIO: desenhar um sinal no chão. A criança salta em cima do sinal com os pés juntos, com os pés separados, abrindo e fechando as pernas para a frente e lateralmente. Cuidar para que a criança não se distancie muito do sinal. Variar o ritmo, realizando o exercício lenta e rapidamente. Pode-se dar o ritmo com palmas.
Do livro: D’INCAO, Denise, Movimento – exercícios de psicomotricidade, São Paulo, Ática, 1990.
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