domingo, 28 de novembro de 2010
PAPEL RECICLADO
Material:
Papel e água;
Bacias: rasa e funda;
Balde;
Moldura de madeira com tela de nylon ou peneira rasa;
Moldura de madeira sem tela;
Liquidificador;
Jornal ou feltro;
Pano;
Esponjas ou panos/trapos;
Estendal Varal;
Prensa ou duas tábuas de madeira;
Peneira côncava (com “barriga”);
Mesa.
Modo de Fazer:
Preparando a polpa: Rasgue o papel em pedaços e deixe de molho durante um dia ou uma noite na bacia rasa, para amolecer; Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel; Bata por dez segundos e desligue; Espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos; A polpa está pronta!
Fazendo o papel: Despeje a polpa numa bacia grande, maior que a moldura;
Coloque a moldura sem tela sobre a moldura com tela; Mergulhe a moldura verticalmente e deite-a no fundo da bacia; Suspenda-as ainda na posição horizontal, bem devagar, de modo a que a polpa fique depositada na tela; Deixe escorrer o excesso de água para dentro da bacia e retire cuidadosamente a moldura sem tela; Vire a moldura com a polpa para baixo, sobre um jornal ou pano; Tire o excesso de água com uma esponja; Levante a moldura, deixando a folha de papel artesanal ainda úmida sobre o jornal.
Prensando as folhas: Para que as folhas de papel artesanal sequem mais rápido e o entrelaçamento das fibras seja mais firme, faça pilhas com o jornal da seguinte forma:
* Empilhe três folhas do jornal com papel artesanal;
* Intercale com seis folhas de jornal ou um bocado de feltro e coloque mais três folhas do jornal com papel.
* Continue até formar uma pilha de 12 folhas de papel artesanal;
* Coloque a pilha de folhas na prensa por 15 minutos. Se não tiver prensa, ponha a pilha de folhas no chão e pressione com um pouco de madeira;
Pendure as folhas de jornal com o papel artesanal no varal até que sequem completamente. Retire cada folha de papel do jornal e faça uma pilha; Coloque esta pilha na prensa por 8 horas ou dentro de um livro pesado por uma semana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário