sexta-feira, 30 de março de 2012

PROCESSO PSÍQUICO





Através dos contos de fada podemos expressar, de forma simples e pura, os processos psíquicos do inconsciente coletivo. As imagens arquetípicas que aparecem nas produções artísticas, fornecem pistas para a compreensão da estrutura básica da psique.

Cada conto pode auxiliar no complexo, difícil e misterioso mundo do inconsciente: conhecer nossas sombras, experienciar o animus ou a anima. Alguns contos nos falam do tesouro inacessível e inalcançável vividos durante a jornada heróica de cada ser.

Vale lembrar que não há uma hierarquia de valores no mundo arquetípico pois cada arquétipo é, na sua essência, único e por isso cada conto de fada representará para cada indivíduo uma forma própria de experienciar essa realidade psíquica.



Em termos de valor não há diferenças entre esses contos, porque no mundo arquetípico não há hierarquia de valores pela simples razão de que cada arquétipo é na sua essência, somente um aspecto do inconsciente coletivo, ao mesmo tempo que representa, também, o inconsciente coletivo como um todo.



* Ver glossário

Nenhum comentário:

Postar um comentário