A TEORIA DO
DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE ERIK ERIKSON
A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial foi desenvolvida por Erik
Erikson. Nascido na Alemanha em 1902 e faleceu aos 92 anos de idade nos Estados
Unidos. É considerado o primeiro psicanalista infantil americano. Tornou-se
psicanalista após trabalhar com Anna Freud, porém, em seus estudos, não focou
no id e nas motivações conscientes como os demais psicanalistas, mas nas crises
do ego no problema da identidade.
Rabello (2001) mostra que a Teoria Eriksoniana do desenvolvimento humano
é dividida em oito fases, mas com algumas características peculiares:
·O ego é o foco, ao invés de Freud que focava o id;
·Outras etapas do ciclo vital são estudadas. Freud valorizou a infância
e Erikson reconhece o grande valor dessa etapa sem desvalorizar as demais como
adolescência, idade adulta e velhice;
·Em cada um dos oito estágios o ego passa por uma crise. O desfecho da
crise pode ser positivo (ritualização) ou negativo (ritualismo);
·De um desfecho positivo surge um ego mais forte e estável, enquanto o
desfecho negativo gera um ego mais fragilizado;
·Ocorre a reformulação e reestruturação da personalidade após cada crise
do ego.
Os estágios supracitados são chamados Estágios Psicossociais e
correspondem às oito crises do ego que servem para fortificá-lo ou
fragilizá-lo, dependendo do desfecho. Os termos - forte e frágil - utilizados
por Rabello (2007) são usados no sentido freudiano.
As crises dão nome aos estágios psicossociais que, segundo RABELLO
(2007), são:
1Confiança básica X Desconfiança básica
2Autonomia X Vergonha e Dúvida
3Iniciativa X Culpa
4Diligência X Inferioridade
5Identidade X Confusão de Identidade
6Intimidade X Isolamento
7Generatividade X Estagnação
8Integridade X Desespero
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