sexta-feira, 11 de maio de 2012

CONSTRUÇÃO DE JOGOS E BRINQUEDOS COM SUCATA


 O adulto também pode brincar e interagir criativamente, dando outra dimensão a seu trabalho, guardando para as crianças a sucata de seu cotidiano.

A sucata carrega uma mensagem psicologicamente construtiva: pois, de maneira simbólica ou por analogia, poderemos lidar internamente com o nosso “lixo” também, usando as partes que não nos agradam para dizer coisas, para fazer , e para ser  mais integralmente. Para as crianças, isso se dá de maneira menos pensada, mais inconsciente, e num movimento lúdico no qual a sucata é um “nada” que pode vir a ser um “tudo” .

Quando a criança tem a espontaneidade da brincadeira com sucata, ela está exercendo sua capacidade  de escolha e a liberdade para  utilizar o material que escolheu , como queira . É mais fácil dar essa liberdade com materiais de sucata do que com os brinquedos comprados.

Ao brincar, a criança pensa, reflete e organiza-se internamente para aprender aquilo que ela quer, precisa, necessita, está no seu momento de aprender. A brincadeira verdadeiramente espontânea, que traz consigo a energia criativa, a possibilidade do novo e do original, é aquela que surgiu da própria criança, que escolheu brincar disso e não daquilo, que inventou seu brinquedo com uma sucata, que organizou seus brinquedos não comercializados, que arrumou seu espaço e que elaborou regras para o jogo... e isso implica uma atitude por parte do adulto, com um modo de ser mais tranqüilo, relaxado, liberal, que não atropele a criança.

Se o adulto é capaz de deixar a criança fazer suas próprias descobertas, já teremos meio caminho andado: se não estamos impondo o nosso imaginário e estamos respeitando o imaginário de nossos filhos e alunos, saberemos também deixar que decidam do que brincar, com que brincar, como brincar e para que brincar?

“É no brincar, e talvez apenas no brincar que a criança ou adulto fruem da sua liberdade de criação”. ( WINNICOTT, p. 79)



Nenhum comentário:

Postar um comentário