sábado, 19 de janeiro de 2013

ART DÉCO - MIAMI SOUTH BEACH


Ocean Drive, no Art Déco: arquitetura do bairro convida o visitante a circular a pé Foto: Cristina Massari
 Quem passeia pelo Distrito Art Deco, em South Miami Beach, que reúne uma invejável coleção de hotéis butique, restaurantes interessantes e ruas salpicadas de prédios coloridos por onde circula uma charmosa combinação de visitantes e moradores, tem a nítida impressão de que aquele local nasceu para o turismo. E foi exatamente assim que a cidade se desenvolveu.
 Art Deco é considerado um dos primeiros estilos arquitetônicos do século XX nos Estados Unidos para romper com as formas tradicionais de avivamento.
Esse estilo ganhou personalidade própria na Flórida, numa versão low profile, com prédios bem mais baixos do que os arranha-céus de Nova York: perfeita simetria, com formas quadradas e predominância das linhas retas, marquises sobre as janelas que ajudavam a manter os ambientes frescos. A Art Déco é sempre simétrica:  traçando uma linha no centro, vai ter dois lados iguais espelhados, com uma parte central e duas laterais. O número três é quase uma regra. Tudo vem em três unidades. É quase um jogo encontrar os três elementos nas fachadas.




 O estilo déco também deixou suas marcas no interior dos prédios, nos lances de escadas, listras e bandôs que circundam os ambientes, geralmente também em grupos de três elementos, além dos murais pintados à mão, hoje quase raros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário