segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Vivenciando o sonho...


4 ETAPAS BÁSICAS PARA VIVENCIAR O SONHO- do livro: Imaginação Ativa, Robert Johnson, 1989.

1-FAZER ASSOCIAÇÕES:
Todo sonho é composto de várias imagens e nosso trabalho começa descobrindo os significados que têm essas imagens. Técnica: anote a primeira imagem que aparece no sonho . Então se pergunte:
 “ Que sensação me dá essa imagem? Que palavras ou idéias me vêm à mente quando a vejo?”
A associação é qualquer palavra, idéia, imagem mental, sentimento, recordação que surgir naturalmente na mente quando examinar a imagem do sonho. É qualquer coisa que espontaneamente você associar com a imagem. Então, volte à imagem e verifique quais outras associações podem lhe ocorrer.
Sempre que conseguir uma associação, volte à imagem original do sonho. Não faça associações em cadeia. Mantenha-se analisando a imagem do sonho e anotando cada nova associação. Somente depois de anotar todas as associações que encontrar, referentes àquela imagem, passe para a imagem seguinte e recomece o processo.Como escolher a associação certa que levará a uma interpretação correta? Jung diz que uma das associações vai “dar o estalo”. À medida que as associações forem sendo feitas, uma delas irá gerar muita energia, uma onda de energia, vai mexer com você. E você perceberá como ela vai encaixar-se com os demais símbolos do sonho. Nem sempre fica evidente qual associação é mais correta para compreender o sonho. Nesse caso, é melhor deixar um pouco de lado esse símbolo e partir para o seguinte.Há uma outra maneira de encontrar associações para as imagens do sonho: a amplificação arquetípica. É a técnica de se juntar informações sobre os arquétipos que aparecem nos sonhos, indo a fontes tais como os mitos, os contos de fadas e as tradições religiosas antigas. É  só reconhecer qual arquétipo está presente no sonho que geralmente é aquele que tem um aspecto místico. Em vez de cenas semelhantes ao dia-a-dia mundano, o sonho leva você a um local que parece antigo, de outro tempo. Outro sinal é que as coisas são maiores ou menores que na vida real. Os arquétipos podem se apresentar como animais sobrenaturais: leões falantes, dragões, cavalos-voadores. 


2- RELACIONAR AS IMAGENS DO SONHO COM A DINÂMICA INTERIOR
Procurar as partes do nosso eu interior  que a imagem representa.
Para cada imagem, pergunte-se:”que parte de mim é? Onde a vi em ação, ultimamente, na minha vida? Onde já vi esse traço na minha personalidade? Quem é que , dentro de mim,sente dessa forma ou se comporta assim?” anote cada exemplo de que você puder lembrar-se no qual essa sua parte interior vem se manifestando em sua vida. Por dinâmica interior queremos dizer qualquer coisa que acontece dentro de você. Pode ser um evento emocional, tal como uma onda de raiva; pode ser um conflito interior, um sentimento, uma atitude, um humor específico. Precisamos encontrar exemplos específicos da nossa vida que correspondem aos eventos do sonho. É importante que você escreva os exemplos no papel: algo físico deve acontecer.
Quando você fisicamente os escreve, as conexões com o sonho se tornam claras e definidas.
Provavelmente, a forma mais rápida e prática de relacionar uma imagem particular com você mesmo, é perguntar que característica você tem em comum com essa imagem: quais as principais características da pessoa do sonho? Como você descreveria seu caráter e personalidade? Onde se encontram essas características ( sentimentos, crenças, atitudes, padrões de comportamento) em você?  Outra forma é pensar em cada figura do sonho como uma pessoa verdadeira vivendo dentro de você: “onde em minha vida eu a vi fazendo o que fez no sonho? Qual parte de mim é a que sente assim, pensa assim e assim se comporta? ”Obviamente, as imagens dos sonhos não são só as pessoas. Há também lugares, edifícios, animais, cores, números, objetos e símbolos geométricos abstratos. A utilidade dos lugares no sonho é mostrar de quem é o “chão” que você pisa, sob a influência de quem você está. Se houver um animal, podemos considerá-lo como um instinto ou consciência animal que vive em alguma parte dentro de nós, escondido nas mais profundas e primordiais raízes pré-humanas da psique.
 
3-INTERPRETAR
Reunimos as informações que obtivemos nas duas primeiras etapas e chegamos à visão do significado do sonho quando considerado como um todo. Neste estágio, você faz perguntas do tipo: “qual é a mensagem central, a mais importante, que esse sonho está tentando me transmitir? Que ele está aconselhando de que eu faça? Qual o significado total do sonho para a minha vida? Qual é o ensinamento , a informação mais importante que o sonho está tentando transmitir?”

4-REALIZAR RITUAIS PARA A CONCRETIZAÇÃO DO SONHO
Aprendemos a realizar rituais que tornarão o sonho mais consciente, fixando de forma clara seu significado na nossa mente e dando-lhe a solidez de uma experiência física imediata .
Se você, conscientemente, realizar um ato – qualquer ato - , será assimilado seu inconsciente.  “o papel do ritual no crescimento da consciência está relacionado com seu poder de tornar a experiência simbólica algo físico e concreto”. ( p.133)
Pode ser um ato simples, mesmo que não consiga relacionar diretamente com o sonho.Acenda uma vela, dê uma volta; faça alguma coisa em favor do seu sonho pois qualquer ato em honra do sonho, será assimilado no inconsciente.
“O ritual é nosso instrumento mais poderoso para fazer uma síntese das polaridades da realidade humana. É a arte que consegue unir nossas duas metades. O YANG arquetípico, espiritual, precisa ser unido à nossa natureza YIN, do aqui-agora terreno. O espírito masculino, que segue tão perdido na abstração e na teoria, precisa ser ancorado na terra feminina, precisa vivenciar diretamente a alma feminina. O caminho para o lado feminino da realidade é através da solidez, através da ligação à terra, da matéria como MATER ( mãe). Tudo isso é configurado mais diretamente através do físico.” ( JOHNSON, 1989, p. 142)








Nenhum comentário:

Postar um comentário