A
– atividades lúdicas
1-
jogo
de exercitamento ( são os jogos sensoriais e motores ):
a) exercício
simples – primeiros meses ( só prazer da execução): tocar o móbile, balançar
chocalho, puxar, empurrar, encaixar,
atirar pedras, espetar repetidamente um pau na areia, manusear massinha de
modelar, bolas...
b)
combinação
sem finalidade – 3 anos ( jogo do fazer e desfazer): invenção de novos jogos de
bolas, com cubos, encaixar,
empilhar, esconder
objetos...
c)
combinação
com finalidade – 4 anos ( jogo para obter um prazer lúdico): saltos, tentando
saltar cada vez mais longe, colocação de cubos por ordem de grandeza,
rosquear...
2-
jogo simbólico ( jogos de faz-de-conta/ da representação ): casa de bonecas, bicicleta,
bonecas, telefones,carros ...
3-
jogos de construção ( arranjos de peças, montagem, desenhos, bingo, palavras
cruzadas, bandeja de mosaico, peteca, módulos geométricos...)
4-jogos
de regras - 5 anos – 11 anos ( jogo de
dominó, seqüência, loto )
a)
transmitidas
– ação dos mais velhos sobre os mais novos ( pião, pular corda,,,
b)
espontâneas
– contrato momentâneo: jogo de polícia e ladrão,...
5-jogos
de regras complexas-12 anos até vida adulta ( jogo de cartas, de estratégia
complexa -damas, trilha, gamão, xadrez, contra-ataque, senha, ...-
desportos)
condutas
cognitivas
1-
conduta
de pensamento ( repetição/
reconhecimento/ raciocínio prático- perguntas e “porquês”)
2-
conduta
simbólica ( ligações imagens e palavras/ pensamento representativo)
3-
conduta
intuitiva ( pareamento, discriminações de cores, tamanhos, formas, espacial ,
temporal / associação de idéias)
4-
conduta
operatória concreta ( classificação/ seriação / enumeração/ relações espaciais
e temporais/ conservação/ raciocínio concreto)
5-
conduta
operatória formal ( raciocínio hipotético/ dedutivo/ indutivo)
habilidades
funcionais
1-
exploração(
jogos de percepções – visual , auditiva, tátil ,gustativa, olfativa / preensão/
deslocamento, movimento dinâmico no espaço)
2-
imitação
( reprodução de ações, modelos, palavras, sons / discriminações/ memória/
coordenação olho-mão/ orientação espacial e temporal)
3-
performance
( agilidade/ força / paciência/ memória lógica )
4-
criação
( criatividade expressiva)
B- atividades
sociais
1-
atividade
individual
2-
participação
coletiva ( atividade competitiva/ cooperativa)
condutas afetivas
1-
confiança
( expressão de sentimentos)
2-
autonomia
( conhecimento do nome / corpo)
3-
iniciativa
( identificação parental / diferenciação de sexos / papéis sociais)
4-
trabalho
( identificação extrafamiliar)
5-
identidade
( procura de uma personalidade)
habilidades lingüísticas
1-
linguagem
receptiva oral ( pareamento verbal/decodificação verbal)
2-
linguagem
produtiva oral ( nomeação verbal / seqüência verbal / consciência da linguagem)
3-
linguagem
receptiva escrita ( discriminação de letras/ correspondência letra-som/
decodificação silábica, de palavras, de frases)
4-
linguagem
produtiva escrita ( expressão escrita)
Referência bibliográfica:
CUNHA, N.H., Brinquedo,
Desafio e Descoberta: subsídios para utilização e confecção de brinquedos, São Paulo.
GARON, Denise, Sistema ESAR de classificação de
brinquedos – uma análise informatizada, Canadá, 1987.
SOUZA,
Alberto, Educação Pela arte e Artes na Educação, Lisboa, Instituto
Piaget, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário