Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.
Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão.
Os balões juninos e as bandeirinhas indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos.
No início das festas juninas, as bandeiras traziam desenhos dos santos aniversariantes (São João, São Pedro e Santo Antônio) frases religiosas. Porém, atualmente, isso não é mais usual e as bandeirinhas ganharam outro significado, o de animar e colorir a festa junina.
A característica mais marcante de uma festa junina são as bandeirinhas coloridas em longos varais cruzados pelo salão ou pelo arraial .
Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos.
Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento
na roça, dentre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário