• O Minotauro tinha corpo de homem e a cabeça de touro. Era uma criatura selvagem, e Minos, após receber um conselho do Oráculo de Delfos, mandou Dédalo construir um labirinto gigante para conter o Minotauro.
• O encontro do labirinto é considerado pelos gnósticos como um símbolo de iniciação. Em seu percurso haveria um centro espiritual oculto, uma dissipação de trevas pela luz e o renascimento pessoal. Nesse sentido, a superação seria encontro da verdade ou opus.
• Um labirinto é constituído por um conjunto de percursos intrincados criados com a intenção de desorientar quem os percorre.
• Na mitologia grega, o labirinto de Creta teria sido construído por Dédalo (arquiteto cujo nome tornou-se, depois, também sinônimo de labirinto) para alojar o Minotauro, monstro metade homem, metade touro, a quem eram oferecidos regularmente jovens que devorava.
• Segundo a lenda, Teseu conseguiu derrotá-lo e encontrar o caminho de volta do labirinto graças ao fio de um novelo, dado por Ariadne, que foi desenrolando ao longo do percurso.
Marise Piloto
Pedagoga, Arteterapeuta, Especialista em Arteterapia, Arte-Educadora, Contadora de Histórias, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Educação Infantil, Especialista em Alfabetização, Supervisora do Ensino Fundamental, Coordenadora da Escolinha de Arte, Professora de Cursos de Graduação e de Cursos de Pós Graduação, Diretora do Espaço Marise Piloto. Membro Fundador do Projeto Social COLA CACO, Vice Presidente da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro. Ministra cursos, workshops, Palestras, oficinas e vivências de Arteterapia, Psicopedagogia e Educação em diferentes estados do Brasil e no exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário