O
boneco que queria ser menino ensina que errar várias vezes é uma
característica humana.
A Psicanálise enxerga Pinóquio como um
filho pressionado pelos sonhos que os pais, controladores, projetam nele.
Gepeto construiu um boneco de madeira
para faturar com apresentações artísticas.
Preso pelas cordas do desejo alheio (expectativas impostas pelo pai), o
jovem perde a identidade e a individualidade.
MENTIR
- sintoma de algo que não está certo
para a criança (mentem porque tem medo de assumir uma posição com respeito a si
própria, de encarar a realidade como ela é; tem dúvida em relação a si mesmo;
autoimagem pobre, ou culpa
Mentir
para auto preservação
FANTASIA
– meio de expressar as coisas que ela
tem dificuldade de admitir como realidade; é a expressão da realidade, dos
sentimentos;
“As crianças constroem um mundo de fantasia
porque julgam seu mundo real difícil de viver.” OAKLANDER p. 26
Toda
vez que o boneco comete um erro, aparece um personagem com um ensinamento
moral: GRILO FALANTE
O ARAUTO/ O ORELHA:
a primeira chamada à mudança, pode ser uma
personagem ou fato que traga ao herói à vontade ou decisão de lançar-se na
aventura.
Representa a primeira manifestação das
energias da sombra.
Ele
não tem trajetória própria e aparece sempre próximo ao protagonista ou ao vilão
e ouve suas impressões pessoais sobre o desenrolar da história.
João e o pé de feijão
“João abandona a crença no poder
mágico da auto-afirmação fálica quando derruba o pé de
feijão ...”
BETTELHEIM,1980
“A história mostra os estágios do desenvolvimento que um menino
deve atravessar para se tornar um ser humano independente, e mostra como isso é
possível, e até mesmo agradável – apesar dos perigos- e é até muito vantajoso.”
BETTELHEIM
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