sexta-feira, 15 de março de 2013

OVO CÓSMICO




“A bondade, a beleza e a verdade são os fundamentos da humanidade”. Platão

O ovo é um símbolo que praticamente explica-se por si mesmo. Ele contém o germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação e a criação cíclica. De um modo simples, podemos dizer que é o símbolo da vida.

A arte de colorir ovos é milenar, com origem por volta de 3.300 a.C. A tradição de criar PESSANKAS começou a muitos milhares dos anos atrás. Data de antes à era de Neolítica, quando o homem antigo vivia ainda nas cavernas, em que caçava ou recolhia os alimentos. Decorando ovos, um objeto místico que criasse a vida, era uma maneira de se viver.
 Foi no ano de 988 DC que os ucranianos adotaram símbolos cristãos nas representações artísticas.A pessanka é considerada uma espécie de talismã, que foi adotado pelo Cristianismo para simbolizar a Ressurreição.

Estes são os significados dos desenhos encontrados nas pessankas: Os ovos possuem desenhos e símbolos básicos. Os mais usados são o triângulo (ar, fogo e água), a estrela de oito pontas (antigo Deus do Sol), o sol (boa sorte), o veado (riqueza, prosperidade), a flor (amor e caridade) e a linha sem fim (eternidade).










Nenhum comentário:

Postar um comentário