terça-feira, 12 de novembro de 2013

A dança cósmica


Os místicos orientais possuem uma visão dinâmica do Universo, semelhante à da física moderna e, consequentemente, não é de se surpreender que eles também tenham usado a imagem da dança para expressar sua intuição da natureza.
Um belo exemplo dessa imagem de ritmo e dança aparece no livro Tibetan journey, de Alexandra David-Néel, onde ela relata seu encontro com um lama, um “mestre do som”, que lhe transmitiu a seguinte descrição de sua visão da matéria: todas as coisas[...] são agregados de átomos que dançam e que, por meio de movimentos, produzem sons. Quando o ritmo da dança se modifica, o som que produz também se modifica. [...]
A metáfora da dança cósmica encontrou sua expressão mais bela e profunda no hinduísmo, na imagem do deus dançarino Shiva. Entre suas várias encarnações, Shiva [...] aparece como o rei dos dançarinos. Segundo a crença hindu, todas as vidas são parte de um grande processo rítmico de criação e destruição, de morte e renascimento, e a dança de Shiva simboliza esse eterno ritmo de vida-morte, que se desdobra em ciclos intermináveis.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário